"Dezembro é um mês angustiante. De agonias. Despedidas. Sofrimentos. Perdas. Lembranças. Retrospectiva. Tem o menino que chora porque vai sair do colégio que não gosta, mas que lá tem as melhores pessoas que já passaram na sua vida até hoje, mas que nesse mês (dezembro), ele vai ter que despedir-se delas, talvez não de uma vez por todas, porque existem as redes sociais, o celular e várias outras coisas, mas o menino sabe e sente que nunca mais será a mesma coisa. Com o tempo o contato vai ficar gasto, a amizade também. Nenhum deles vai se ver todo dia ou se quer uma vez na semana, se muito: uma vez no mês, mas a vida é isso, o menino sabe, a vida é despedir-se. Tem a menina que faz questão de fazer uma retrospectiva de todos os seus momentos felizes e tristes durante o ano, e faz questão de conta-los, só para ter a certeza do que ela já sabe: chorou mais do que sorriu, sorriu menos do que chorou."
— Luiz Filipe.