R
"Antigamente, se morria.
1907, digamos, aquilo sim
é que era morrer.
Morria gente todo dia,
e morria com muito prazer,
já que todo mundo sabia
que o Juízo, afinal, viria,
e todo mundo ia renascer.
Morria-se praticamente de tudo.
De doença, de parto, de tosse.
E ainda se morria de amor,
como se amar morte fosse.
Pra morrer, bastava um susto,
um lenço no vento, um suspiro e pronto,
lá se ia nosso defunto
para a terra dos pés juntos.
Dia de anos, casamento, batizado,
morrer era um tipo de festa,
uma das coisas da vida,
como ser ou não ser convidado.
O escândalo era de praxe.
Mas os danos eram pequenos.
Descansou. Partiu. Deus o tenha.
Sempre alguém tinha uma frase
que deixava aquilo mais ou menos.
Tinha coisas que matavam na certa.
Pepino com leite, vento encanado,
praga de velha e amor mal curado.
Tinha coisas que tem que morrer,
tinha coisas que tem que matar.
A honra, a terra e o sangue
mandou muita gente praquele lugar.
Que mais podia um velho fazer,
nos idos de 1916,
a não ser pegar pneumonia,
deixar tudo para os filhos
e virar fotografia?
Ninguém vivia pra sempre.
Afinal, a vida é um upa.
Não deu pra ir mais além.
Mas ninguém tem culpa.
Quem mandou não ser devoto
de Santo Inácio de Acapulco,
Menino Jesus de Praga?
O diabo anda solto.
Aqui se faz, aqui se paga.
Almoçou e fez a barba,
tomou banho e foi no vento.
Não tem o que reclamar.
Agora, vamos ao testamento.
Hoje, a morte está difícil.
Tem recursos, tem asilos, tem remédios.
Agora, a morte tem limites.
E, em caso de necessidade,
a ciência da eternidade
inventou a criônica.
Hoje, sim, pessoal, a vida é crônica."
Paulo Leminski, “o que passou passou?”.
  1. norfolkgirl reblogou este post de paulo-leminski
  2. sweetmoments reblogou este post de manietado
  3. teus-labios-sao-labirintos reblogou este post de manietado
  4. universeiscool reblogou este post de manietado
  5. marquesscarol reblogou este post de marquescarol-blog
  6. deliriosdealice reblogou este post de manietado
  7. praquetudoisso reblogou este post de paulo-leminski
  8. baker013 reblogou este post de manietado
  9. turquoisesouls reblogou este post de lispecting
  10. 3vezesbi reblogou este post de paulo-leminski
  11. lispecting reblogou este post de manietado
  12. all-that-we-hope-to-be reblogou este post de manietado
  13. 60cigarettes reblogou este post de manietado
  14. licoreira reblogou este post de manietado
  15. manietado postou isso